Histórico


A Escola SENAI “Hessel Horácio Cherkassky” iniciou suas atividades no dia 04 de agosto de 1992, com a matrícula de 64 alunos no curso de Aprendizagem Industrial, sendo 32 na ocupação de Mecânico Geral e 32 na ocupação de Eletricista de Manutenção.

Em 1993, a Escola inicia a ampliação de suas atividades, passando a oferecer oportunidades de matrícula na ocupação de Caldeireiro, na modalidade Curso de Aprendizagem Industrial. Instala a Oficina de Soldagem e passa a oferecer programações no período da noite, nas modalidades Ajustador Mecânico, Torneiro Mecânico, Eletricista Instalador e Eletricista Enrolador.

Ainda em 1993, é instalado o Setor de Treinamento, tendo como objetivo principal o atendimento às necessidades emergentes das empresas em termos de qualificação de pessoas.

Por meio de convênios firmados entre o SENAI e as Prefeituras de Cubatão e do Guarujá, passa a atender pessoas das comunidades locais, dentro dos programas PIPM (Programa de Iniciação Profissional do Menor) e PCFP (Programa Comunitário de Formação Profissional).

No decorrer dos anos seguintes, sempre procurando atender às necessidades das Indústrias da sua região de atuação, a Escola continuou a estruturar novos cursos, agregar novos equipamentos e instalações, merecendo destaque os seguintes: aquisição de Torno CNC para Mecânica de Usinagem; Instalação de Oficina de Mecânica de Manutenção de Plantas de Processo; Laboratórios de Informática, Automação, Máquinas Elétricas e Acionamentos; Implantação dos cursos de Operador de Processos Químicos e Petroquímicos, Mecânico de Instalações Industriais e Operador de Controle de Processos Siderúrgicos; e Modernização das Instalações da Escola.

A partir de 2008, a escola passa a oferecer, anualmente, os Cursos Técnicos em Eletromecânica e Eletroeletrônica para a comunidade e também de forma articulada com o SESI de Cubatão.

A Escola SENAI de Cubatão tem como responsabilidade nos seus processos de ensino/aprendizagem, formar o cidadão que terá como qualificação profissional competências nas áreas da mecânica, caldeiraria, eletricidade, manutenção mecânica ou siderurgia.

Para tanto, firma-se o compromisso do desenvolvimento de atividades variadas via currículo não formal, as quais serão utilizadas como estratégias para oferecer aos alunos oportunidades de desenvolvimento das capacidades pessoais requeridas pelo mundo do trabalho e para a vida em comunidade (iniciativa, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, ética, honestidade, cidadania e solidariedade).

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar